Mais de 30 bairros já receberam a limpeza das bocas de lobo em sete meses
A obstrução das bocas de lobo provoca alagamentos e geram transtornos devido ao descarte irregular de lixo nas ruas.
Publicado em 02/08/2023 18:16 - Atualizado em 03/08/2023 14:48

Folhas, sacos plásticos, garrafas PET e papeis dos mais variados tipos. Esses são alguns dos diversos tipos de materiais encontrados pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), responsável pela limpeza das bocas de lobo da cidade. A secretaria realiza rotineiramente esse tipo de limpeza, com o objetivo de reduzir os pontos de alagamento e facilitar o escoamento das águas. Só para se ter uma ideia, somente neste ano, de janeiro a julho, a equipe já percorreu ruas de mais de 30 bairros da cidade: Ilha dos Araújos, São Pedro, Santa Rita, Esplanadinha, Nova Santa Rita, Vila Bretas, Castanheiras, Castanheiras II, Parque Olímpico, Conjunto SIR, SION, Morada do Vale, Santa Efigênia, Cardo, Centro, Esperança, Vila Isa, São Raimundo, Penha, São Cristóvão, Lourdes, Altinópolis, São Paulo, Santos Dumont I, Jardim Pérola, Santa Terezinha, Tiradentes, Vitória, Santo Agostinho, Lagoa Santa, Vale Verde, Vila Rica.
O serviço conta com o apoio de um caminhão hidrojato, que possui em sua estrutura um tanque de água e um reservatório para sucção e limpeza das bocas de lobo. Assim, o caminhão auxilia ao utilizar jato sob pressão de água, agilizando, assim, os trabalhos.
Mas vale lembrar que de nada adianta o poder público fazer a sua parte se a população não colaborar. O descarte do lixo apenas nos horários e dias de coleta, a armazenagem correta do lixo, o cuidado em não jogar resíduos em bueiros e terrenos baldios são fundamentais para se manter um ambiente limpo e saudável. Além disso, o acúmulo de lixo nas bocas de lobo pode contribuir não apenas com os alagamentos, mas também com o aparecimento de insetos e roedores causadores de doenças.
Caso a população identifique alguma boca de lobo entupida ou com necessidade de manutenção, bastar entrar em contato com a SMOSU por meio do número de whatsapp (33) 3275-7622.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social